segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Faça Você Mesmo - Matriz de Combate

Blz Galera?

Hoje eu retorno pra vocês com a postagem que costuma fazer mais sucesso. "Faça Você Mesmo"

Todas as vezes que eu vou aos encontros de RPG o pessoal me pergunta onde que compro meus acessórios, ou como eu fiz... Na realidade eu sempre tive habilidade pra artesanato em geral, e como na época que eu comecei a jogar RPG eu não tinha grana pra comprar os acessórios legais que eu queria (e isso não mudou muito) eu tinha que me virar e fazer os meus próprios acessórios.

Então para sanar as dúvidas e entregar o ouro para que todos possam fazer o mesmo eu vou ensinar como fazer sua própria matriz de combate.

Uma matriz ou Grid de Batalha, é um plano (que pode ser de papel, papelão, isopor,etc) que é ilustrado com um quadriculado ou hexagonado. Serve para conduzirmos os combates de alguns rpg's e facilitar a visualização da posição dos heróis na hora da batalha. Qualquer um já pode encontrar em lojas especializadas, matrizes já prontas. Mas estas geralmente são caras, ou são muito pequenas para atender as necessidades. O que pretendo hoje é mostrar algumas ideias de como podemos fazer nossas próprias matrizes de tamanhos e formas diferentes.

Matriz de Papel Comum

Esse tipo de matriz pode ser feita com folhas de papel comum (A4, off-set), cartolina ou papel pardo. Nessa forma mais simples basta apenas que você tenha um dos papéis acima e faça a correta medição de quadrados de 2,5 centímetros e risque na folha toda com uma caneta (de preferência canetinha mesmo). Apesar de ser simples e barato desvantagem é que você não pode utilizar canetas para riscar sobre a matriz, sob pena de ter que descartá-la depois.

Uma ideia bacana que eu tive foi pegar uma matriz dessas e colocar embaixo do tampo de vidro da mesa (supondo-se que você também tenha uma mesa de tampo de vidro). Dessa forma, você poderá colocar suas miniaturas e marcadores em cima da própria mesa e poderá marcar salas, masmorras, estradas e obstáculos no vidro com uma daquelas canetas de escrever em quadro branco. Depois basta limpar a mesa com um pano umedecido com álcool.

Matrizes Plastificadas

Esse tipo dá um pouquinho mais de trabalho mas eu considero o mais prático tipo de Matriz, pois além de ficar bem bacana visualmente você pode riscá-las com aquelas canetas que se usa para escrever em quadros brancos.
Você pode escolher riscar os quadriculados manualmente e depois plastificá-los com papel contact, ou pode imprimir os modelos a seguir na impressora de sua casa os numa gráfica rápida.


Agora a vem a dica com relação à plastificação: Se você imprimiu numa folha de A4 tem a opção de mandar platificar numa papelaria qualquer e se precisar de uma matriz maior junte várias folhas plastificada compondo uma grande matriz. Caso você queira uma matriz maior pode mandar imprimir numa gráfica rápida que faça grandes formatos ou colar vários folhas impressas umas nas outras para depois plastificá-las.

Se você já tem habilidade de usar o papel adesivo trasparente (tipo contact), pode utilizar de qualquer marca que você quiser, se for inesperiente eu indico que você use o da marca Contact mesmo, pois apesar de ser mais caro ele é mais grosso e mais fácil de trabalhar.




O segredo na hora de plastificar e abrir uma pequena parte do papel contact, alinhar com o quadriculado e vir colando aos poucos. Assim você não deixa bolhas ou amssados no papel. No final espero que você obtenha uma matriz de combate bonita, bem acabada e muito últil para rolas os seus combates.


Nessa imagem o marcador de "Mãos Flamejantes" eu achei na internet e imprimi na transparência. A "Esfera de Invisibilidade" é o topo de uma embalagem de desinfetante...



Como qualqer outro acessório, as matrizes não são necessárias para se jogar RPG, mas alguns jogos privilegiam o uso das martizes para manter melhor controle do combate.

Espero que eu tenha ajudado vocês e no meu próximo home made ensinarei a vocês como fazer o sua própria miniatura de Cubo Gelatinoso.

21 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito massa!

    Eu já tinha usado um grid dessa forma. O ruim é que ele vai ficando manchado com o tempo, mas dura bastante.

    ResponderExcluir
  3. É possível imprimir o grid em folha A4 e levar em xerocadoras para plastificação. Custa em média 3 reais e é bem durável.

    ResponderExcluir
  4. Sempre tentei fazer igual ao Rafa mas minhas skills em Artesanato beiram o -15.
    Ótimo artigo meu brother, estava sentindo falta do Vórtex =D

    ResponderExcluir
  5. cara valeu msm manow...
    tipo valeu msm man eu comprei uma Tales mas era pequena agr com esta publicação suaeu pude aumentar minhaMatrix e deixa foda vlw ae

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a todos que lêem e gostam do blog

    ResponderExcluir
  7. Baixei o grid grande, mandei para uma gráfica imprimir em A3 e o tamanho dos quadrados não ficou adequado. Tem um formato específico para imprimi-lo?

    ResponderExcluir
  8. Engraçado, eu imprimi o meu e saiu perfeito. Os quadrados saíram maiores ou menores?

    ResponderExcluir
  9. Os quadrados ficaram menores. O arquivo que baixei foi do grid grande...

    ResponderExcluir
  10. Tenta mandar ampliar na mesma proporção.

    ResponderExcluir
  11. O post já não é novo, mas useis as dicas agora para montar meu grid. Ajudou muito e o tabuleiro ficou muito bom! Utilizei a penúltima imagem, redimensionei no tamanho A3 e coloquei com contact. Ótimo e barato. Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Sao iniciativas como estas que fazem o cenario crescer! Parabens e valeu pelas dicas!
    Heber Queiros

    ResponderExcluir
  13. Só uma duvida cada quadradinho tem que sair 2,5x2,5 né?

    ResponderExcluir
  14. OI muito bom seu material, e o blog, agora tu teria como me dizer que programa usou para criar os mapas?

    ResponderExcluir
  15. Olá! Primeiramente gostaria de agradecer as dicas que você deu, agora posso expandir mais minhas ideias.. Bom, eu tentei baixar os links que você deixou mas eles parecem não estar funcionando, você pode verificar? Desde já agradeço o/

    ResponderExcluir