terça-feira, 10 de junho de 2008

Mudanças no Cenário de RPG da Capital

O cenário RPGístico em Brasília está mudando!!

Esse é um fato que já venho observando há alguns anos e pude confirmar nos últimos eventos ocorridos aqui na capital federal. Pra quem é RPGista atuante como eu, desses que jogam há mais de 10 anos e procuram sempre se interar dos fatos e participar dos eventos, é fácil ver que Brasília não é nem de longe um grande pólo do nosso hobby no país. Mas nos últimos anos tenho notado sensíveis mudanças em vários fatores que podem, à longo prazo, mudar e muito a visibilidade que a capital federal tem dentro do contexto do RPG nacional.
A primeira mudança que destaco é que está havendo uma maior disseminação do hobby pelas cidades satélites. Antes o RPG só era conhecido e jogado quase que exclusivamente no centro de Brasília, fato esse acentuado por conta de o RPG ser um hobby relativamente caro e tendo em mente que a classe mais abastada do DF mora em Brasília (Plano Piloto, Sudoeste, Lago Sul e Lago Norte). Eu mesmo só conheci o RPG a 16 anos atrás, por intermédio de um primo, cujo pai tinha excelentes condições finaceiras e podia comprar os livros importados.
Hoje, quando faço novas amizades nos eventos sempre me surpreendo com a quantidade de pessoas das cidades satélites que conheçem o jogo, tem grupo fixo e participam das convenções. Muitas delas vem de cidades como Taguatinga, Sabradinho, Paranoá, Planaltina, Riacho Fundo; percorrendo às vezes mais de 50 Km vindo paro o eixo central de Brasília, só para participar dos eventos, conhecer novos RPGistas e fazer novas amizades. Tudo pelo gosto que têm pelo hobby.
Não posso deixar de citar a participação de autores e editoras nacionais, que com seu trabalho de criação e publicação respectivamente, tanto têm contribuído para baratear o hobby. Que torçam o nariz os tradicionalistas de plantão, mas o nosso saudoso e falecido 3D&T, O Sistema Daemon, e cenários como Tormenta, com seu preço acessível e distribuição em bancas de jornais fez e ainda faz muito pela divulgação do hobby aqui no planalto central. Conheço muita gente que hoje é RPGista de carteirinha que começou jogando 3D&T.
Outro ponto que também posso destacar é que o nosso público cresceu e se diversificou. Além de haver mais jogadores, estes tem se tornado cada vez mais distintos tanto em faixa etária como em gênero. Antes quase não víamos mulheres jogando RPG, e em alguns dos últimos eventos vi garotas até narrando!!!!! E quanto a faixa de idade, nosso público está cada dia mais heterogêneo, contando com jogadores que vão desde os veteranos, de cabelos brancos, e que muitas vezes levam até os filhos para os eventos, bem como toda uma nova geração infantil de jogadores.
Isso é muito bom para nós RPGistas e tem se refletido no mercado de RPG de Brasília. Eu me lembro que há uns 12 anos atrás o único lugar aqui em Brasília em que se podia encontrar artigos de RPG era na livraria Nobel do Park Shopping. Hoje contamos com nossa saudosa Pendragon, a grande rede da Livraria Leitura, o nosso "Reino dos Quadrinhos" Kingdom Comics, bem como as nossas bancas de jornais que trazem (mesmo que muiiiiiiiiiiito esporadicamente) materiais e revistas especializadas em RPG.
Mudanças acontecendo, perfis sendo definidos... E dentro deste contexto algumas pessoas têm se destacado pela sua disposição e trabalho em prol do nosso querido hobby. Alguns RPGistas de Brasília que merecem ser citados e elogiados por sua intenção insistente em colocar Brasília no rol das grandes capitais de RPG do país. O grupo de D30 é um desses. Fundado no último Dia "D" RPG, é este grupo que à partir de agora vai agitar os eventos aqui em Brasília. E se formos contar com a disposição e atitude deste grupo e com a partiçapação efetiva dos nossos jogadores e mestres de Brasília, nosso circuito de eventos dos próximos anos vão Bombar!!!!!

2 comentários:

  1. Rapaz, parabéns pelo Blog. Também acredito piamente na contribuição dos títulos nacionais para fazer o nosso hobby crescer no nosso país. Acho que nós, jogadores de rpg, devemos valorizar o que é nosso. Jogo todos os títulos, sem destinção, e acredito que se não ouvesse essa repúdia dos tradicionalistas à titulos nacionais, haveria mais títulos no mercado. Não reprimo o direito que cada um tem de gostar do que quiser ,mas reprimo a atitude pouco analisada de criticar sem ao menos conheçer, como aconte até mesmo com titulos importados(alguém disse D&D 4.0).

    Em suma, está muito bom o blog e atitudes assim merecem ser louvadas.

    Zack Sun, Paladino do Sol

    ResponderExcluir
  2. Valew mesmo, cara. Concordo piamente com sua opinião e lembro que o blog é de todos aqueles que quiserem aproveitem.

    ResponderExcluir