quinta-feira, 2 de julho de 2009

Miniaturas Caseiras

Desde que foram lançadas no Brasil o as miniaturas de D&D conquistaram meu gosto. Eu já utilizava miniaturas nos meus jogos há bastante tempo, mas por falta de opção eu sempre usava as de papel que eram mais baratas e fáceis de se obter. Eu também possuía algumas daquelas de chumbo que foram proibidas no país devido à sua toxidade. Mas as as D&D eram diferentes de material inquebrável e maleável, coloridas e o melhor de tudo: fiéis às características dos elementos do meu jogo predileto.

A parte que mais me agradou foi o fato de as miniaturas obedecerem à escala de tamanho do jogo, assim eu poderia estar enfrentando um gigante no tabuleiro e realmente estar visualizando a diferença de tamanho entre o meu personagem e o gigante em questão.
Mas mesmo gostando tanto assim das miniaturas havia uma questão crucial: O Preço!!!
Cada pack de miniaturas custava em média R$ 70,00 nas lojas especializadas, era muita grana para investir, pelo menos para mim. Fora isso ainda existia um outro fator. O D&D Miniatures foi concebido inicialmente com dupla função: Ele deveria servir para ilustrar os jogos do RPG de mesa, acrescentando mais visibilidade nos combates que ocorrem em tabuleiros; mas também era um jogo de miniaturas à parte do tipo Wargame, que primava pela a estratégia e combates entre exércitos de miniaturas. Por conta desta última função do jogo e devido à Wizards of The Coast ser uma capitalista filha da mãe (desculpem eu não resisti!!!), as caixas, ou packs, do jogo eram vendidas nos mesmos moldes dos boosters de Magic, as miniaturas vinham de forma aleatória. Isso aliado aos altos preços que os produtos alcançavam aqui no Brasil depois de sua taxação, fazia com que somente aqueles com disponibilidade financeira maior pudessem ter acesso as minis de D&D.

Acontece que isso mudou recentemente, a Wizards foi comprada pela Hasbro, o que deu origem ao D&D 4ª Edição e ao posterior anúncio do cancelamento do jogo D&D Miniatures. A hasbro anunciou que continuaria produzindo miniaturas, mas que estas seriam mais aleatórias e passariam a ser voltadas especificamente para o suporte no jogo de RPG.


As poucas miniaturas oficiais que eu possuo foram ganhas nos D&D Game Day que participei como mestre. Contudo como eu gostava muito de jogar com miniaturas eu acabava por usar outros meios. As miniaturas de papel eram uma saída. Materiais publicados como: Heróis de Papel e RPG Quest foram e ainda são uma boa solução para quem não tem tanta grana pra comprar as minis oficiais. Em postogens futuras vou monstrar como podemos fazer nossas próprias miniaturas

Há ainda os chamados counters, ou marcadores. Estes são representadores planos que podem ser usados para representar os personagens e monstros numa matriz de combate. Eles podem ser ilustrados ou não. Você pode por exemplo usar as bolinhas do jogo War que você tem escondido no fundo armário como counters para jogar. Dentro desta categoria há no Brasil um livro chamado Counter Colection, da editora Fiery Dragon publicado aqui pela Jambô Editora. Este livro fornece vários marcadores ilustrados que são práticos de se transportar e obedecem a escala de jogo do D&D.


Bem eu possuo todos esses materiais citados acima, pois seu preço é bem acessível e pude adquirí-los. Mas ainda continuo achando muito legal poder utilizar as miniaturas 3D oficiais. Foi dessa minha teimosia que surgiu a idéia de criar minhas próprias miniaturas de. É isso criar. Minhas primeiras construções ficaram bem bacanas recebendo inclusive elogios nos eventos nos eu as uso. Por isso venho por meio deste artigo dar dicas de como criar suas próprias miniaturas dentro dos padrões oficiais do jogo.

Vou mostrar como eu fiz a minha primeira miniatura , modéstia a parte eu achei muito boa, mas quero ouvir a opinião de vocês e saber o que acharam.

Um priminho da minha noiva estava separando alguns brinquedos para doar quando me deparei com esta cobra que veio a se tornar uma miniatura de Víbora Enorme. Para que ela ficasse igualzinha a uma miniatura de D&D eu precisaria de uma base preta. Para isso utilizei uma miniatura oficial de tamaho grande para tirar o molde e usei o molde para recortar 2 círculos iguais. Nesta primeira miniatura eu utilizei para a base um pedacinho de "Papel Panamá", um tipo de papelão de alta qualidade que pode ser encontrado em grandes papelarias. No meu caso eu colei duas partes para ficar mais grosso, mas esse papel é vendido em gramaturas maiores. Esse papel é um pouco chato de recortar e as bordas nem sempre ficam bem certinhas então eu dei um acabamento nas bordas do cículo com uma lixa dessas de unha.

Para pintar a base eu inicialmente utilizei uma caneta hidrocor, só que apesar de não ter ficado feio a base ficou fosca e não muito legal, então tive uma outra idéia, pedi "empresdado" pra minha mãe um vidro de esmalte de unhas da cor preta e pintei a base. O resultado foi surpreendente: além de deixar a base muito bonita depois que secou, ainda serviu como cola para a miniatura, acreditem está bem fixado e não parece que vai cair. Usei o mesmo procedimento para fazer um Sapo Atroz e eis o resultado:


Só a do meio que é original. Afinal de contas onde diabos eu iria arranjar um Bullet de brinquedo?

No final obtive uma miniatura com o mesmo padrão de qualidade das de D&D, perfeitamente funcional, na mesma escala de tamanho, extremamente barata (pra mim foi de graça) e o melhor de tudo: Única. Só eu tenho esta miniatura , e diga-se de passagem minha Víbora Enorme até mexe a cabeça.

Depois que conluí estas miniaturas e vi que ficou bem bacana, passei a pesquisar e testar testar outros materiais. Nas próximas vou usar capas de CD e DVD usadas para fazer bases de plástico indistinguíveis das originais. Vocês vão ver !!!!

Hoje eu acho que já falei demais. Me mandem fotos das miniaturas que criarem que eu posto no blog. E deixem os seus coments sobre o que acharam da idéia das minis caseiras e do artigo. No próximo artigo que pretendo escrever vou postar fotos de uma outra que estou fazendo com base de plástica, e o nosso amigo Eugênio do grupo D30 vai fornecer algumas dicas sobre como alterar miniaturas repetidas que você tem.

7 comentários:

  1. Huehehehe... EU vi aquela cobra até achei que fosse uma miniatura oficial. Ficou muito boa.

    Como eu so pobre eu utilizo esquemas táticos( sim iguais aquele de futebol) ou miniaturas de papel, me serviram muito bem até hoje, Aliás meu Livro do Mestre é impresso(pagei 35R$ junto com a encadernação). Eu tenho três miniaturas oficial do D&D tudo brinde de produtos que comprei.
    Oh robbyzinho caro!

    Também eu tenho uma idéia, bater na tecla do "Leve um amigo para jogar". Gosto de fazer parte de uma comunidade Rpgística(?), mas ela prescisa aumentar, não concordam?

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito boa mesmo a miniatura. Eu tenho algumas da época que empolguei com o pessoal e resolvemos fazer um pedido a "Arcanum"(tava com promoção de natal). Mas esse problema do preço pesa mesmo e concordo com o Vitor qdo ele diz que a comunidade Rpgística tem que aumentar.

    ResponderExcluir
  3. Beleza de matéria. Escrevi sobre isso no meu blog também. Você pode colocar o link ou, se quizer, te passo o que escrevi e voc6e posta aqui.
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Porra! vc fez só a base da miniatura e nao a miniatura em sí =/ Capas de CD??? O.o resumindo, vc virou um destruidor de objetos em prol do seu hobi de construir bases para miniaturas ¬¬ tenso.

    ResponderExcluir
  5. eu so tenho 11 anos e ja to super interessado, gostei da materia show

    ResponderExcluir
  6. Olá VORTEX!
    Meu nome é Allan Biffi e sou um grande fã e jogador de RPG e afins. Há muito tempo venho notando a carência desse tema no Brasil e, por este motivo, tenho planos de abrir uma empresa especializada em acessórios de RPG.
    Ainda estou na fase de estudo de mercado e, como eu sei que você é um referencial do tema no Brasil, gostaria de fazer algumas perguntas. Se puder me ajudar serei imensamente grato.
    • Com que idade você foi introduzido ao mundo do RPG?
    • Quem te apresentou os jogos?
    • Qual foi o primeiro jogo que você jogou?
    • Atualmente você ainda joga? Com qual frequência?
    • Qual o seu sistema favorito?
    • Quais acessórios de RPG você utilizada na hora de um jogo? (Dados, miniaturas, escudos, fichas, tabuleiros etc)
    • Dos acessórios que você utiliza, há algum que você gostaria de ter mais opções aqui no Brasil?
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  7. fiz umas uzando biscuit, nao ficou bonito, bas eu mesmo que fiz. E minha aranha gigante se meche

    ResponderExcluir