segunda-feira, 14 de março de 2011

Sistema Alternativo - PowerCars - Parte II

Antes de mais nada, peço desculpas pelo atraso com o artigo. Problemas ocorreram mas estão resolvidos, e eis que venho aqui com com a 2ª parte do artigo sobre Power cars.
De posse de um computador e ouvindo muito sexy sushi (banda muito boa por sinal, recomendo) iniciaremos.

O jogo é baseado no D20 system, mas somente são usados dois tipos de dados: d20 e d6. Todas as armas e pontos de vidas dos personagens são utilizados com d6. Há uma regra para que o D20 seja substituído por 3 d6, o que é uma alternativa interessante.
Os atributos de cada personagem são os conhecidos de todos: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma. Não se usa números de atributos, apenas os modificadores (você não tem Carisma 18, e sim Carisma +4) o que facilita bastante a explicação das regras E agiliza o jogo.

As raças são como as raças dos nossos conhecidos jogos de fantasia medieval, pois cada uma tem seu ponto forte e seu ponto fraco (Desabafo: Eu não imagino um celestial - -ameba gigante com um cérebro flutuante - dirigindo um carro, mas... vai saber né?), há a especialidade com certo carro e seu planeta entre os 10: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Plutão, Sedna e Saturno.

Os carros dos Power Pilotos não são carros normais, afinal, os Power Pilotos não são pilotos normais. Há um nível de perigo muito grande nas corridas mas prêmios muito maiores aos que conseguem terminá-las. Ao fim de cada corrida, os vencedores ganham módulos para por em seus próprios Power Cars, para melhora-los e facilitar a luta contra os Hollows. Cada planeta dá um certo beneficio para o powerpiloto.

Mas é ai que você, leitor (a) vem e me pergunta: Mas Paulo, o que aconteceu com mechas? Uma espada de um Mecha da o dano de 1d6, igualzinho a espada de um piloto? Onde se encaixa os mechas nisso? Quem sou eu? Onde estou? Wally e Carmen Sandiego podem ter um filho e o médico achá-lo?

Como diria o filósofo: Palma palma, não priemos cânico!
Mechas usam armas como qualquer Power Piloto, a diferença é: Quando um power piloto da um golpe num mecha (ou algum monstro que tenha o poder de um mecha) o dano é dividido por 10... o contrario, Mecha vs power piloto, também vale... o dano é multiplicado por 10.

Há monstros no cenário que são poderosos demais para os jogadores simplesmente enfrentarem no mano a mano (há loucos para tudo, mas isso fica para a próxima) então eles transformam seus Power cars em Power mechas. Sim pirilim! O Cross fox pode e VAI virar um mecha que usa um machado!
Há inclusive um programa para juntar Mechas num mecha gigantesco (nem ao estilo power rangers), quando surgirem criaturas mais poderosas que um mecha normal.

Outro ponto que é simples no Power Cars é que não há perícias. Os testes são todos feitos por atributos.
O mestre diz: “A montanha esta a frente de vocês e há poucos pontos onde vocês podem ver pedras boas para se segurarem. Chove levemente, o que faz ela ser levemente difícil de escalar.”
O jogador então fala: “Tenho que escalar mesmo assim, pois lá em cima há a caverna que me indicaram ser o esconderijo do inimigo que estamos procurando”
Mestre: “Jogue um dado, some com seu nível E sua destreza. A dificuldade é 20”

Simples, diferente, mas simples. Se você é um rapaz inteligente, é implícito (em Powercars) que você treinou perícias que envolvem inteligência. O mesmo com outros atributos.

Para não me alongar muito, deixo uma explicação rápida do que é o canhão que os hollows estão preparando e “cenas do próximo capitulo”.

Hollows são criaturas feitas com matéria negra dos cantos vazios do universo. Eles, por não terem forma definida, podem ser QUALQUER COISA, inclusive o powercar que seu powerpiloto esta pilotando (esperemos que não, mas na mente doentia de qualquer mestre TUDO pode acontecer). Eles odeiam a luz solar e planejam destruí-la, ou apaga-la no caso, com um canhão projetado para tal, fazendo com que todas as raças sejam destruídas e o universo (leia-se galáxia, por favor).

Jogadores mais espertinhos falarão: Ora, é so a gente chegar de nave e entrar na falha mínima do canhão e jogar um tiro certeiro la.
Aham, senta lá Luke.

O canhão Hollow é protegido pelo Cavaleiro Negro, que é um gigantesco Mecha feito de milhares de Hollows juntos, que é 10 vezes mais poderoso do que um Power car sozinho.

Bem, acho que é isso galera. Para quem se interessou em PowerCars, há a possibilidade de vocês acharem na loja Kingdom Comics, no Conic aqui em Brasília.O Box da 1ª edição, mais raro, podia ser encontrado até semana passada na loja online da playtoy, contudo dei uma olhada hoje e não está mais disponível (droga!!), se alguém achar algum pra vender me avise...

Para aqueles que gostaram e quiserem conhecer pessoalmente fiquem atentos... Próximo encontro eu irei abrir uma mesa de Powercars, portanto fiquem ligados no Vortex pra não perder as inscrições.

E agora? Danou-se??
Não... Ainda há esperança!

See you space cowboys.

Paulo Roberto

7 comentários:

  1. Na próxima postagem vai explicar a mecânica para jogar como jogo de tabuleiro? Ou coisa do tipo, não lembro direito euhhueaue

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ae Paulo! Parabéns pelo artigo, eu sou doido em Transformers e achei o sistema muito interesante.

    Pergunta? Meu Power Car pode ser uma Brasília?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, um ótimo artigo hein Paulo, legal mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Você expôs de uma maneira muito divertida o jogo, até me deu vontade de jogar, hahaha.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse RPG da Volswagen.Ganhei no salão do automóvel de 2006.O jogo é baseado no sistema d20(como já foi explicado).É bem parecido com D&D, porém mais simples e com as características ja mostradas.Quem quiser comprar, procurem no mercado livre.

    ResponderExcluir
  7. Lembro que esse Jogo tinha um site oficial!! ele saiu do ar??? Era muito legal o site!!!!

    ResponderExcluir