quinta-feira, 9 de agosto de 2012

30º Encontro D30 - Balanço

Salve Galera,

Aqueles que nos acampanham há mais tempo sabem que antes da criação do site do D30 as notícias dos encontros de RPG de Brasília era divulgadas através do Vórtex. E é em nome dos velhos tempos que farei um balanço geral com minhas impressões sobre o 30º Encontro D30 de RPG - Celebração.

Eu cheguei no encontro por volta das 9h40 e já havia pelo menos umas 30 pessoas aguardando mestres para jogar. Eu notei um pequeno erro de comunicação na postagem das mesas no site do D30 (na realidade foi amigo meu que me atentou a este fato). O horário do encontro estava marcado para as 10h contudo algumas mesas de jogos estavam com horário de início às 9h. Um pequeno errinho que não prejudicou em nada o bom andamento do encontro. Minha tradicional mesa de Tormenta RPG foi ótima.

A primeira coisa que notei de diferente com relação aos outros encontros foi o número de pessoas, principalmente no horário da manhã. Nos outros encontros sempre tínhamos uma manhã bem light e a parte da tarde bem cheia.

Neste encontro tivemos casa cheia o dia inteiro, lotamos todas as mesas mesmo na parte da manhã. Á tarde ficou tão cheio que tivemos que abrir mais 4 mesas do lado de fora. Segundo a última contagem do D30 tivemos 215 pessoas, um recorde. E esse número é o de pessoas que pegaram a pulseirinha, possivelmente devem ter passado bem mais gente pelo encontro. Sinceramente ainda não sei a que atribuir esse sucesso de público: à divulgação antecipada e intensiva? Ao fato de ser aniversário do D30? Talvez porque o Encontro foi no Domingo ao invés de Sábado?
Essas perguntas espero que vocês me ajudem a responder...

Mas o fato é que esse encontro pra mim foi realmente especial. Eu estou no D30 antes dele ser D30. Fui um dos fundadores do Grupo, e ver aquele salão salão tão lotado pra mim foi uma grande realização pessoal e também um prêmio conquistado às custas de muito trabalho. Há muitos anos atrás quando eu folheava as páginas da falecida revista Dragão Brasil e via fotos dos grandes encontros em São Paulo e Rio de Janeiro, eu ficava um pouco melancólico por não existir nada do tipo aqui em Brasília. Mas hoje posso dizer que o Grupo D30 (do qual orgulhosamente faço parte) conseguiu finalmente mudar esse panorama. Depois desse 30º Encontro D30 estou seguro em dizer que estamos muito, muito próximos de eventos como o World Fest RPG ou RPGCon.

Mas chega de melação da minha parte... vamos ao que interessa.

A principal atração do encontro foi a presença ilustre de John Bogéa autor e artista dos livros Terra Devastada e Abismo Infinito publicados pela Retropunk Editora. O ilustre John é um cara muito gente fina. Além de autografar livros o John mestrou (pra uns poucos sortudos) uma aventura de Abismo Infinito, seu mais novo livro, e além disso jogou numa mesa de Cthulhu e ainda deu uma palestra no final. Uma grande participação que esperamos seja recorrente também com outros grandes nomes do cenário RPGístico nacional.

Fora isso tivemos a presença já tarimbada dos nossos sempre parceiros: Orgutal - Casa de Jogos, Art's Viking, Lady Licosa, Canabrava Miniaturas e Ateliê da Memê. Nos suprindo com os produtos ligados aos nosso hobby.




Dessa vez tivemos também a presença inédita da ABHC - Associação Brasileira de Heroclix, que manteve mesas o dia todo no encontro. A também o sempre presente pessoal do board game.


Senti falta de um grande parceiro que não pôde comparecer nesta edição por problemas pessoais. O pessoal da Kimeron Miniaturas de Goiânia. Mas tenho certeza que no próximo encontro eles virão trazendo seu excelente material...

Todos os parceiros contribuiram para que tivéssemos um número muito grande brindes sorteados. Eu agradeço particularmente a todos.

Gostaria de ressaltar também a grande presença feminina no encontro. Quem compareceu ao evento com certeza mudou os conceitos com relação a essa história de que mulher não joga RPG. Elas estavam presentes em todas as mesas...

Quem disse garotas não podem ser  RPGistas?
Mas o melhor mesmo desse evento foi a energia... Do começo ao fim do encontro senti alegria, descontração, amizade, acolhimento e todo um rol de sentimentos bacanas vindo de todos. Eu realmente senti que as pessoas estavam tendo prazer em se reunir para jogar e confraternizar.

E por falar em confraternizar, festa que não tem bolo não é festa, estou errado?
E por isso o D30 encomendou um delicioso bolo de chocolate que esgotou rapidamente. Eu comi e estava uma delícia...



Eu tive a oportunidade de colher alguns depoimentos com participantes do encontro e suas impressões. Quem quiser pode conferir:

Gabriela Tavares
Lucas Candeira
Miguel Siqueira
Rafael Taveira
Robson Santos
Zé Marcelo

Pra terminar eu só posso dizer que realmente estou realizado por tudo que esse encontro foi, pelo momento maravilhoso que eu sei que pudemos propiciar a todos os participantes e pelo ganho real que o nosso hobby teve perante todos.

Agradeço todos que contribuíram para fazer dos Encontros D30 uma história de sucesso, e do 30º Encontro uma verdadeira lenda.

PS: o nosso caixa secou... então não sejam murrinhas e contribuam conosco nos próximos encontros!!!

Ah, já ia esquecendo as outras fotos

https://www.dropbox.com/sh/49j8l060mhgt20w/AKB5eVn8Z1

7 comentários:

  1. NA realidade são áudios... já coloquei...

    ResponderExcluir
  2. Putz Hackbarth, falha minha... Eu não tirei fotos da mesa dos coelhos... Mas essas são apenas as fotos da minha câmera, o D30 deve colocar todas as fotos...

    ResponderExcluir
  3. Mais um evento de sucesso, parabéns ao D30 pelos 4 anos de existência. A cada evento o nº de participantes aumenta, isso se deve que os participantes falam com os amigos que trazem outros amigos, além do que esse evento foi anunciado com meses de antecedência e intesivamente. A Mesa de Tormenta do Rafael Thomaz, foi excelente e a mesa de Bunnies & Burrows também foi. Parabéns aos Mestres Rafael Thomaz e Kackbarth

    ResponderExcluir
  4. Exclente resenha, fiquei até emocionado kkkk abs

    ResponderExcluir