domingo, 8 de junho de 2008

D&D Game Day Brasília - Um Apanhado Geral





O dia começou mais cedo no sábado dia 7 de Junho. Uma manhã de sol fraco e aquele friozinho típico das manhas de junho em Brasília. Estava previsto que o D&D Game Day aconteceria em duas lojas em Brasília: Na loja Pendragon do Venâncio 2000 e na Livraria Leitura do Conjunto Nacional. Eu Fiquei das 10:00 às 18:30 na livraria leitura e pude acompanhar a movimentação do evento no local.
Cheguei exatamente às 10:00 e me surpreendi com a presteza do pessoal da Livraria Leitura que com pontualidade britânica abriu suas portas aos jogadores. Naquele primeiro momento eu era o único mestre no local, mas já haviam 4 players madrugadores esperando. Logo em seguida o Mestre Janary Damacena, um dos organizadores do evento aqui em Brasília, também apareceu. Nós fomos atendidos pelo pessoal da Leitura que prontamente disponibilizou os kits mandados pela Wizards. A aventura começou menos de meia hora depois da abertura do evento, um recorde para os padrões RPgistas.
O local em si era bem localizado, dentro do Shopping Conjunto Nacional, tínhamos o Café da própria Livraria Leitura à nossa disponisição para um eventual lanchinho, bem como uma enorme praça de alimentação bem em frente a Livraria. A coordenação da Livraria Leitura disponibilizou 4 mesas para os participantes do evento, no começo achei que bastaria, mas o evento tomou proporções de público tão boas para os padrões de Brasília que o espaço logo ficou pequeno. Tivemos que nos apertar nas pequenas mesas redondas e dividir o espaço para caber o mapa e as miniaturas, mas isso faz parte.
Todos os mestres inscritos receberam a aventura oficial a ser mestrada com alguns dias de antecedência, e como cortesia da devir, esta foi traduzida por seu pessoal. O material como sempre estava muito bonito e deixou os jagadores novatos e iniciantes arrancando elogios (destaque para a miniatura do Clérigo de Pelor, que em todas as mesas foi a mais elogiada).
A Aventura "No Mausoléu do Antro das Sombras" foi uma boa pedida da Wizards após a péssima escolha da eventura "Fuga de Sembia" selecionada para ser mestrada no D&D Experience do Dia "D" RPG algumas semanas atrás. Ao contrário da aventura do Dia "D", que era muito grande e confusa para jogar como sessão one-shot, a aventura "No Mausoléu do Antro das Sombras" encaixou-se como uma luva para este tipo de evento. Uma aventura pequena, clichê, bem equilibrada e com um bom nível de perigos e desafios. Mestrei nos dois turnos, manhã e tarde, e ambos os grupos venceram a aventura em aproximadamente 2 horas.
Um ponto negativo a ser citado foi o fato de que apesar da Devir ter traduzido a aventura para os mestres, eles não traduziram as fichas de personagem para os jogadores como havia acontecido no dia D, resultado: houveram muitas dúvidas em todas as mesas com relação aos poderes e habilidades da nova 4º edição, fato que se confirmou quando pude notar que no turno da tarde algumas mesas jogaram com os personagens traduzidos que haviam sido disponibilizados no dia D.
Os particpantes que experimentaram a 4º edição pela primeira vez tiveram opiniões diversas, mas um ponto em comum foi unânime: O D&D quarta edição está claramente mais parecido com os jogos de vídeogame, como World of Warcraft e Ragnarok online e os personagens e monstros estão muito mais apelões.
Nenhuma destas questões prejudicou a diversão do pessoal e a alegria dos jogadores. Este na minha opinião foi um dos melhores eventos de RPG do modesto público Brasiliense. Nas duas lojas conseguimos lotar todas as mesas em ambos os turnos e todos os kits acabaram inclusive faltando algumas pessoas para jogar.
Tivemos também o desafio do Dragão que foi uma atração à parte que empolgou os jogadores na disputa pela miniatura do Dragão Branco.
Novamente destaco a participação femenina no evento. A cada evento me surpreendo mais com o número de mulheress entrando para o Hobby. Na Livraria Leitura havia pelo menos uma garota em cada mesa e não foram raras as que tinham 3, superando inclusive o número de homens.
No final do dia a Livraria Leitura sorteou o Dragão Verde dado pela Wizards e uma miniatura oficial de D&D série limitada. O dragão verde foi ganho pelo mestre marcelo e a belezinha do Dragão Negro Colossal da série Icons "sortudamente" eu que ganhei.



O pessoal do D30 agradece a participação de todos no evento e eu espero que todos compareçam aos próximos que ainda estão por vir. E este ano ainda teremos o 2º Dungeon Master Brasília, que provavelmente será coordenado pelo Grupo D30. Nós nos encontramos lá!!!!!

2 comentários:

  1. Vale lembrar que sem a equipe do D30 o evento não seria tão divertido, parabens pelas palestra e participação direta no evento, nois da Leitura esperamos trabalharmos juntos novamente e constantemente, Parabens Mestres, Parabens Organizadores e Parabens participantes.

    Kesley "Leitura"

    ResponderExcluir
  2. elogio de igual forma a equipe "D30" a "Livraria Leitura" e a todos q participaram do evento, parabéns!

    Eduardo Augusto, um cara alto de cabelo bagunçado, que estava lá.


    www.kidgames.com.br
    Sua loja de videogames na capital.

    ResponderExcluir