sábado, 6 de fevereiro de 2010

Notebook na Mesa de Jogo

Há quem diga que se deve manter o RPG sempre de forma tradicional: Um jogo de mesa no qual se usam apenas fichas com as informações de personagens e dados para se decidir as jogadas. Para alguns saudosistas é um verdadeiro sacrilégio usar miniaturas, mapas e qualquer outro acessório durante jogo, pois estes viriam a ofuscar a imaginação dos jogadores que seria o princípio do RPG tradicional. Mas será que com o advento da tecnologia não devemos aproveitar as facilidades do nosso tempo?

Já há algum tempo que venho querendo escrever este tópico, pois sempre me pareceu bastante interessante fazer um Role Play bem ilustrado. Nunca abri mão de usar todo tipo de artifícios que, na minha opinião, pudessem orientar e ajudar a imaginação dos meus jogadores.
Nos meus 15 anos como mestre vi vários modismos serem incorporados aos jogos de rpg. Miniaturas de chumbo, fantasias, uso de imagens impressas, props de papel, etc; e de alguns anos pra cá eu venho notando a presença cada vez mais constante dos computadores portáteis (Notebooks, Netbooks e Laptops) nas mesas de jogo. Um dos fatores que na minha opinião incentivaram esta mudança foi a popularização e o barateamento destes equipamentos. Antes extremamente caros e privilégio de poucos, hoje os notebooks estão bem mais baratos e de fácil aquisição devido às condições facilitadas de pagamento.
Recentemente adquiri um portátil para mim e pude comprovar como este equipamento pode ser uma poderosa ferramenta de auxílio para os mestres e um meio único de acessório para os jogadores. Após ter experimentado o uso do notebook na mesa de jogo resolvi listar os prós e os contras de se usar um deste na hora da aventura. Então Vamos lá!!!

Organização

Pró - Os mestres geralmente têm todo o trabalho de bolar a aventura coordenar dados, fichas, interpretar monstros e muitas vezes aquela profusão de anotações e garranchos acabam se tornando confusas e prejudicam o andamento do jogo. Com o notebook, podemos organizar todas informações em arquivos separados e previamente nomeados para que sejam fáceis de se acessar durante a sessão de jogo, isso facilita o trabalho do mestre e agiliza as sessões de jogo.
Contra - O laptop elimina a necessidade de uma série de papéis blocos de anotações e a bagunça que é bastante comum nas mesas de jogo. Alguns acham essa bagunça característica, muito divertida e acham que o RPG sem ela perde um pouco de sua diversão.

Acessórios

Pró - Hoje contamos com inúmeras ferramentas gratuitas disponibilizadas na internet para ajudar os mestres, como roladores de dados, geradores de fichas de NPC's, criadores de mapas e tantas outras. Isso é uma mão na roda para o mestre e do mestre uma boa parte do trabalho chato antes das aventuras. Ferramentas como RPTools e o DD Insider (para os jogadores de D&D) oferecem um suporte inigualável para mestres e boas opções de acessórios para os jogadores. O RPtools por exemplo além de rolador de dados, controlador de iniciativas e gerador de mapas ainda conta com uma ótima ferramenta para criar tokens - marcadores de papel.
Contra - Uma coisa bem bacana que acho na interpretação do mestre é quando jogamos os dados por trás do escudo num momento decisivo (mesmo que sem motivo nenhum) só para deixar os jogadores apreensivos, o noteboosk tira um pouco disso. E por mais que sempre possamos mostrar figuras de mapas e monstros a imaginação é sempre muito mais rica.

Ambientação

Pró - Para fazer uma boa ambientação podemos tirar grandes proveitos da máquina. Em primeiro lugar um notebook conta com auto falantes o que nos permite utilizar músicas e efeitos sonoros em nossas partidas. Muitos não sabem como é impressionante o efeito que uma música tem juntamente com uma boa descrição de cenário é literalmente de se arrepiar. E tente pensar no urro de um leão bem na hora que o mestre está descrevendo um ataque deste animal aos jogadores... É realmente muito bom. Alguns sites na internet são especializados em trilhas sonoras de jogos de videogame. Algumas das melhores trilhas que eu pude experimentar são de jogos como Darkstone, Baldur's Gate, Neverwinter Nights, God of War e outros do gênero. Um dos melhores sites para gerar efeitos rápidos em suas aventuras é o Soundsnap nele você improvisar efeitos rápidos para as suas ambientações pois este site conta com milhares de efeitos de todos os tipos.
Contra - O próprio equipamento em si que é uma peça tecnológica quebra um pouco o clima antigo que algumas aventuras pedem, além disso muitos substituem o escudo do mestre pelo notebook e acaba que se perde um pouco da ambientação da mesa.

Fora todas as vantagens e desvantagens já citadas podemos ainda destacar que os computadores portáteis são práticos. Um mestre pode ter boa parte de seus livros e manuais em versão PDF para consultar rapidamente na hora da aventura evitando perder tempo de jogo. Isso é muito bom principalmente em eventos de RPG pois não precisamos levar aqueles 50 Kg de livros e ocupar a mesa toda com trocentos manuais de consulta.

Bem, acho que deu para resumir tudo que eu acho a respeito deste tema, espero que todos possam pesar as vantagens e desvatagens de se usar os portátais para auxiliar o seus jogos. Vou ficando por aqui e aguardo as opiniões e comentários de vocês.

7 comentários:

  1. Gostei da dica do soundsnap. Muito bom mesmo. Já aos contras, nem acho que qualquer um deles seja contra. As coisas evoluem, nada mais natural que o RPG também.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu particularmente não gosto de usar computadores durante as sessões de jogo. Acredito que quebram o clima, e se o mestre não estiver 100% habituado com o uso em partidas, pode demorar até mais do que usando os livros. Outra coisa é que sou desses saudosistas que preferem extrair da mente dos jogadores, toda criatividade e ambientação, ao invés de fazer com que suas mentes fiquem passivas apenas recebendo imagens, sonos e afins. Mas acredito que o computador pode ser um grande aliado para criar aventuras, organizar campanhas, montar hand outs, props e outros materiais. Outra coisa que sou favorável tb é o uso de computador para trilhas sonoras, pois isso enriquece um jogo, mas não acho que efeitos sonoros a todo instante sejam interessantes, até pq podem atrapalhar o mestre. Quanto ao uso de programas para rolar dados e coisas do genêro, faço questão de nem ter em minha máquina, pois cada vez mais nos aproximamos do antigos pbem's. Com isso, não será mais necessário reunir o pessoal para uma boa e velha partida de jogo, basta cada um ficar em sua casa esperando o desenrolar da aventura... mas acho um bom debate, vamos continuar com ele!
    Ótimo post.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Para quem joga D&D na quarta edição recomendo o gerenciador de combates desenvolvido pelo Thomas aqui em Brasília. É genial, open source, todos podem usar, e o melhor: funciona!

    http://www.exnebula.org/vcc

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como em toda tecnologia, há prós e contras. Como eu particularmente tenho muito material, os livros em PDF poupam tempo, e por mais que o mestre não tenha familiaridade com os equipamentos, ter os livros nesse formato ajuda também por causa das ferramentas de busca.

    Por exemplo, se existe um lugar ou nome que é citado em algum livro ou caixa, basta usar a procura, e o mestre localiza rapidamente todas as ocorrências do nome naquele documento.

    Ademais, só uma ressalva ao "histórico" dos utensílios incorporados aos jogos: como o RPG surgiu dos jogos de miniaturas, esse "acessório" na verdade foi RETIRADO, e os puristas eram originalmente os que usavam as miniaturas.

    Mas muita gente preferiu se libertar das miniaturas e usar apenas a imaginação. E a única desvantagem disso é realmente que, sem as miniaturas, fica mais difícil usar alguns recursos do alcance dos poderes e magias, e da velocidade dos personagens e criaturas.

    Imagine um mago tentando lançar uma bola de fogo "no olhômetro"...

    ResponderExcluir
  6. Acho super válido, se eu tivesse um eu usaria tb.

    Tenho dicas para trilhas:
    >www.bluelaguna.net

    *Trilhas de games famosos pra baixar! Rpg principalmente, destaque para trilha completa de Shadow of the Colossus.

    >FTP do rpg maker XP, tem um mooooooooonte de efeitos sonoros bacanas, além de músicas temáticas.

    ResponderExcluir
  7. Tecnologia é um bem, pq não aprimorarmos nosso vicio com algo que tem tantos artificios a oferecer??

    Claro, sempre com a devida moderação para não acabar virando um Video Game em Rede entre o mestre e os jogadores.. Mas concordo com o Ismael, não vejo nenhum dos "contras" como Contras

    ResponderExcluir