quarta-feira, 24 de março de 2010

1º Encontro D30 2010

Saudações RPGísticas a todos os roladores de dados do DF. Na minha postagem de hoje gostaria de comunicá-los sobre algumas pequenas mudanças que o Grupo D30 articulou em reunião recentemente realizada.

Em primeiro lugar é com tristeza que comunico o fim dos encontros RPG Itinerante. Isso mesmo! Os encontros RPG Itinerante acabaram. Explico-me:

Quando eu sugeri a ideia dos encontros Itinerantes ao Grupo D30, a proposta inicial era unir os RPGistas de vários pontos de Brasília visando uma melhor integração entre jogadores das diversas cidades satélites, facilitando assim a formação de grupos e melhorando a disseminação do hobby aqui na nossa capital. O encontro tinha como base fundamental a primícia de que cada evento seria numa cidade satélite diferente. A ideia era muito boa na teoria, já na prática foi outra história. Nós começamos a notar que o RPGista de Brasília é meio preguiçoso. Os jogadores e mestres não gostam de se deslocar para outro lugar que não o Plano Piloto para participar de encontros. A prova disso foram as 2 edições que fizemos no Guará, que apesar de boas, tiveram uma participação bem menor do que as edições do Plano Piloto. Outro fator que nos levou a decidir pelo fim desses encontros foi a falta de opção de lugares para realizá-los. Nos eventos realizados na Asa Norte no bloco do nosso amigo Janary, o salão nos é oferecido de graça, por isso tantos eventos realizados lá. Já nos eventos realizados em outros locais tivemos que pagar o salão, e nesses casos ou precisamos fazer rifas de livros ou pagar de nosso próprio bolso. Nós do D30 muitas vezes já bancamos do nosso próprio bolso os espaços e infraestruturas para os eventos, como foi caso das 2 últimas edições do DIA D. Isso se mostrou muito oneroso para nós. Portanto reitero a todos: O RPG Itinerante, que de itinerante não tinha nada, acabou.

Mas apesar desta notícia triste, nós anunciamos agora a nova marca dos encontros esporádicos promovidos por nós. Os Encontros D30, como passarão a ser chamados, terão frequência Bimestral e serão realizados, até a próxima ordem, no salão de festas do bloco de sempre na Asa Norte. Mas nada impede que, se conseguirmos outro local de graça e com uma boa perspectiva de público, que o encontro possa ser realizado em outro lugar. Isso vai facilitar muito para nós em termos de organização e economia.

Uma outra novidade é que nós adotamos a proposta de tematizar esses encontros. Cada edição do Encontro D30 terá um tema diferente que deverá (de forma não obrigatória) ser abordado pelos mestres em suas aventuras. Os temas abordados serão os mais diversos desde um sistema em particular, estilos, cenários, formas diferentes de jogar, épocas, etc.

E o tema do próximo encontro que será realizado dia 17 de Abril próximo já está definido.

Será Vilões.

Isso mesmo!! você jogador, terá a chance de se divertir no papel dos vilões. E aí, o que vocês acham?

Por enquanto serão só essas novidades, fiquem ligados no blog e esperem mais informações a respeito desse evento bem como do anúncio das mesas.

PS: A galera que curti Tormenta (como eu), pode se preparar para uma super aventura crossover...


10 comentários:

  1. Concordo plenamente sobre o jogador de Brasília, que perde em muito nos quesitos coragem, interesse, capacidade e vontade de crescimento e real comprometimento com o RPG, em relação a jogadores de outros estados do Brasil.

    Sou mestre já há um bom tempo, comecei com um grupo presencial por aqui e então expandi pra um grupo de mesa online, hoje já são dois online e posso dizer com propriedade que o Rio de Janeiro e São Paulo são berços de quem gosta de jogar e faz tudo por isso, até mesmo desmarcando compromissos importantes.

    Saldo atual: mesa presencial suspensa devido a falta de compromisso da galera de BSB.
    Mesas virtuais: duas mesas cheias sem NINGUÉM DO DF e continuo recebendo emails e scraps pedindo vagas para mais jogadores. Os atuais desmarcam compromissos sérios, viajam e levam notebook pra jogar pela rede do hotel, dizem pras namoradas que vão dormir mais cedo, pra varar a noite jogando, etc.

    Jogadores atuais moram em: SP, RJ, MT e RS.

    É triste saber que aqui em Brasólha o povo não leva tão a sério e não tem tanto amor à essa arte...

    ResponderExcluir
  2. Com mais essa ação dos corajosos defensores do D30 iniciamos mais um ano.
    A escolha de temas nos dá uma chance de ver nossos jogos por novas óticas. Quando vi essa tem "Vilões" juro que me preocupei até por um pré-conceito de RPGistas antigos, mas depois analisando mais a fundo vi o quanto será interessante.
    Amantes de quadrinhos e seus heróis e porque não viloões, preparem-se para mais uma investida da Sociedade Sombria.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que pena q o rpg itinerante não deu certo.

    Mas que bom q os encontros vão continuar.

    Gostei dessa ideia de tema. Acredito que tem tudo para dar certo.

    Quero parabenizar o grupo D30 pelo esforço em manter uma organização de eventos séria e de qualidade, são essas atitudes que mantem nosso hobby vivo. Bom trabalho pessoal.

    Henrique Martins

    ResponderExcluir
  4. É bom ter uma mistura e conhecer gente diferente. Mas no fim queremos jogar RPG com amigos... e não ainda estranhos. Valeu o esforço...

    ResponderExcluir
  5. Bom sou carioca e estou a 4 anos em Brasília. Acompanhei apenas um dos eventos organizados aqui. Percebi que por aqui temos grupos fechados de RPGistas, é bom no sentido que sempre tem gente pra jogar nesse grupo e ruim, pq não pode trocar experiências com outros grupos ou pessoas. EU moro na ceilândia e não tenho problema pra ir no plano/guará/cruzeiro e outros. Mas pergunto uma coisa, essa galera desses lugares conseguem sair de seu habitat para ir a um cidade satélite distante?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. A pergunta do Alex é muito pertinente, também moro em ceilandia e nunca vi um evento de RPG sequer por aqui, sempre vou aos do Plano Piloto, mas nunca vi ninguém do centro de Brasília marcar nada por aqui.

    ResponderExcluir
  7. Nós do Grupo D30 gostaríamos muito de fazer eventos em outros locais mas acontece que vimos por experiência própria que não dá certo. As pessoas não vão, infelizmente.

    ResponderExcluir
  8. Como vai galera!! Estava navegando pela internet sem nada pra fazer, quando vi esse blog. Depois de ler alguns comentário e dar uma boa olhada nas noticias do blog, fiquei interessado...
    Sou rpgista há um tempo, mas estou para pelo mesmo motivo, falta de compromisso do grupo (afinal não dá pra solar uma partida de rpg, nem em mil anos), tem uma galera boa aki na região onde moro (ceilândia) que gostam de uma boa e velha mesa de rpg, porem por falta de mestre estamos sem jogo. Mas talvez ainda exista esperança... se alguem da Ceilândia ou proximidades tiver interesse em criar um novo grupo de rpg add meu msn scarluz@live.com

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Então Anonimo, estou com grupo em ceilândia, que vai parar de jogar pq 2 integrantes vão se afastar, um vai fazer doutorado no japão, outra é namorada do primeiro e ia por causa dele, heheh.

    Qualquer coisa, entra em contato omestrebio no gmail (não posto na forma de email com arroba, pra evitar coletores para spam) e a gente pode marcar algo.

    ResponderExcluir