terça-feira, 20 de maio de 2008

D&D 4º Edição - Você Precisa Dele?



Indignação! Foi o que eu senti quando botei os olhos na notícia de que iria ser lançada uma 4º Edição de D&D. Achei simplesmente absurdo, a vinda de 4º edição depois de tantos jogos lançados na versão 3.5 e depois dos meus caros livros da edição 3.0 terem ficado praticamente obsoletos. Eu fiquei pensando que realmente a Wizards Of The Coast, age de má fé com seus assíduos compradores de produtos. Simplesmente é impossível para o meu bolso, e acredito que para o bolso da maioria dos brasileiros arcarem com tantos novos lançamentos de uma 4º edição D&D.
Bem, essa foi minha impressão inicial, pra mim naquele momento só conseguia ver a Wizards como um empresa Caça-Níqueis-filha-da-mãe. Quando começaram a vir notícias sobre a 4º edição confesso que comecei a mudar minha opinião.
As mudanças que estão sendo propostas, pelo menos para mim, são muito válidas já que mexem numa parte do jogo que particularmente não me agrada. Pelo que andei lendo parece que houve uma mudança profunda na mecânica de regras de combate para que esse se torne mais rápido e com menos jogadas de dados. Ponto para a Wizards. Sempre achei os combates muito demorados no Dungeons & Dragons desde o já falecido AD&D.
Parece que a nova edição também virá acompanhada de uma ferramenta de apoio virtual para quem gosta de utilizar o computador em suas sessões de jogo. Os puristas e tradicionalistas de plantão devem estar torcendo o nariz por aí. Eu não. Particurlamente, eu acho que na mesa de jogo, tudo que puder acrescentar é bem vindo, e o computador é uma ferramenta inegavelmente eficaz para esta tarefa.
Nos últimos dias 18 e 19 de maio pude experimentar uma prévia do D&D 4º Edição no "Dia D RPG" aqui de Brasília. A impressão inicial que tive foi boa. Os combates realmente estão mais ágeis e é impressonate como foram reduzidas as jogadas de dados, isso deixou o sistema mais "leve", "desenrolado" por assim dizer. Algumas mudanças porém, não me agradaram. Uma delas foi a entrada dos tieflings como raça básica. Eles nunca tiveram progressão nos títulos anteriores por que diabos tinham que aparecer agora. Outra coisa que pude confirmar foi que realmente há uma leve sensação de que se está jogando un MMORPG, pois algumas dinâmicas ficaram descaradamente voltadas no sentido de atrair o público dos rpgs on line para o RPG tradicional de mesa. Os chamados pulsos de cura, na minha opinião, são extremamente desconexos, diminuem em muito o papel e a figura do clérigo dentro do jogo, além de fugirem da temática do RPG de mesa (pensem... todos os PJ's tem um grande poder se auto regenerarem, meio que uma síndrome de wolverine, pra que clérigo então?). A regra dos "Poderes por Encontro" e "Poderes por Dia" eu achei meio forçada e torci o nariz no começo, mas por incrível que pareça ficou bom!!!! Essa é a minha opinião... Essas duas novas regras fizeram com que todas as classes tivessem uma grande gama de opções diferentes para utilizar na aventura, assim como o mago e o clérigo tinham muitas magias diferentes para escolher. Por fim achei que Warlock realmente ficou nota 10 e garanto que não vou sentir saudades dos Feiticeiros (éca)!!!
Se a intenção da Wizards é de fato ganhar grana depreciando as edições anteriores, bem não posso culpá-la tanto, afinal isso é uma prática típica de grandes empresas de diversos ramos e uma máxima do capitalismo. Só fico triste em saber que meus livros da edição anterior novamente ficarão obsoletos com relação à nova edição. E junto com eles os trocentos títulos nacionais e internacionais já lançados. Obsoletos com relaçã à 4º edição, mas quem disse que você não pode continuar usando. Eu mesmo conheço gente que até hoje utiliza a edição 3.0.
Eu, além de jogador também sou colecionador de material relacionado a RPG, então dependendo das minhas condições finaceiras vou comprar a nova edição (parcelada é claro), mas não gosto desta obrigatoriedade sub-imposta de TER que comprar a 4º edição. A conciência de cada um (e o bolso também) é que devem ditar se compram ou não a edição nova, mas que essa nova fase do D&D promete mudanças muito mais bruscas do que as mudanças da edição 3.0 para 3.5, ah isso promete...

Um comentário:

  1. Olá Rafael. Cheguei por um acaso ao seu blog. Muito legal!
    Estava afastado do universo de RPG ha alguns anos e resolvi retomar agora. Por isso fiquei assustado quando vi os livros da 4º edição ontem, na cultura aqui de Brasília. A primeira vista eles me pareceram muito legais, com mudanças muito válidas. Mas o problema é que usei meus livros da 3º edição pouquíssimas vezes e apesar de, graças a Deus, estar com condições financeiras de comprar os livros agora estou com muita pena de abandoná-los tão precocemente.
    Me tire uma dúvida: quais as diferenças entre os livros da 3º edição e da 3.5? Como te disse, fiqeui muito tempo parado.
    Um abraço e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir