sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sistema Alternativo - Thiago Gonçalves

Como eu já havia prometido, apresento a vocês a coluna Sistema Alternativo, este mês com participação especial do Leitor Thiago Gonçalves.



Alpha Omega é um RPG de ficção científica lançado em 2008 por uma empresa chamada Mind Storm Labs. Mas, existem muitos RPGs que tratam de uma temática relacionada à ficção científica.
Então, o que torna Alpha Omega único?

O ponto forte do jogo é com certeza o seu cenário. E a sua especificidade está em juntar praticamente todas as temáticas de ficção científica em um único ambiente. O cenário de AO é uma Terra pós-apocalíptica e cyberpunk, resultado de guerras nucleares e biológicas, catástofres ambientais, chuva de meteoros, na qual seres alienígenas ameaçam travar uma guerra ancestral, numa espécie de juízo final. Apesar de tudo isso, a teimosa humanidade sobreviveu habitando novamente cidades-estados, bastante populosas e fortemente dependentes da tecnologia, separadas por áreas selvagens extremamente perigosas, onde se pode encontrar aberrações, mutantes, seres espirituais e até mesmo cidades que sobrevivem nesse ambiente hostil.Mas o que pode aparentar ser uma grande salada de frutas, é uma mistura que dá um resultado muito interessante.

Imagine poder jogar aventuras ao estilo de Resident Evil, Fall Out, Alien, Matrix, Eu Sou a Lenda, Hell Boy, Blade Runner e muitos outros filmes de ficção... tudo no mesmo RPG!! Essas são as possibilidades de AO. As ilustrações do livro são simplesmente magníficas, dando um sabor especial ao ambiente. Quanto às regras, são bastante intuitivas para quem se famialirizou aos sistemas clássicos, como o D20 ou o GURPS.

O personagem é construído por meio de distribuição de pontos.

Existem atributos principais (força, agilidade, condicionamento, vitalidade, disciplina, inteligência, carisma), secundários (atletismo, acuidade física, aptidão, vontade, sabedoria, sagacidade, presença) e terciários (reação, físico e resistência).

Além disso, pode-se selecionar habilidades, desvantagens e desvios genéticos, bem como comprar ranks em perícias físicas ou mentais.

Não existem classes e níveis.

Mas há diferentes espécies: humano, necrosi, remnant, bio-engineered, nephilim, nephilim menor, grigori, grigori menor, anunnaki e AI (inteligência artificial). Existe uma espécie de magia, dividida em três tipos: arcana, inata e espiritual. E existem seis fontes para a magia: elemental, energia, nulidade, existência, alpha e omega.

Quanto à mecânica do jogo, é conhecido como Sistema 6-6: cada turno possui 6 segundos e em um turno o jogador pode rolar no máximo 6 dados, independentemente de quantas ações quiser fazer.

Os testes de atributos são realizados da seguinte forma: olha-se o número do seu atributo em uma tabela e descobre-se os tipos e quantidades de dados a serem rolados para se tentar atingir o número de dificuldade do teste. Ex: se a força do personagem é 16, a tabela diz que ele jogará 2d6 + 4d4 para tentar atingir determinada dificuldade estabelecida pelo mestre. Somente quando um atributo atingir o número 97, o personagem terá 6d20 para rolar em um teste.

No caso de testes de perícias, procede-se de forma similar, mas soma-se ao resultado do testes os ranks que foram comprados naquela perícia, para tentar atingir determinada dificuldade. O combate se resolve de maneira similar, já que os tipos de ataques são considerados perícias (exs: ataque desarmado, com armas de fogo, etc).

O sistema ainda pode ser jogado de forma mais complexa ou mais simples, dependendo do quão realista e detalhista o mestre quiser ser em relação às dificuldades a serem estipuladas.

AO recebeu duas indicações ao Prêmio ENnie Awards 2008: “Best Interior Art” e “Best Production Values”.

Vale apenas dar uma conferida!!

Sites Oficiais:

www.alphaomegathegame.com/

www.mindstormlabs.com/products.html

http://nwsecom.com/

Thiago Gonçalves

Qualquer dúvida ou se alguém se interessar em conhecer ou jogar uma aventura, basta escrever para thiagotogbr@yahoo.com.br.

O mestre Thiago Gonçalves promete mestrar uma aventura deste sistema no 2º Encontro RPG Itinerante de 2009, no próximo dia 14 de fevereiro.

2 comentários:

  1. Quem quiser dar uma olhada em algumas das ilustrações, estão em niniatura nesse site:
    http://www.mindstormlabs.com/alphaomega.html

    E, quem quiser, dá pra baixar um preview de graça dos livro de regras e de criaturas no site oficial:
    http://www.mindstormlabs.com/products.html

    ResponderExcluir
  2. Cara o cenário é muito legal se eu tiver oportunidade vou jogar no próximo encontro dia 14.

    ResponderExcluir