quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dicas de Jogo - Terrenos - Parte I

Aventuras de RPG são compostas basicamente de um cenário, uma história, os heróis e os NPC's. Essa é uma forma mais simplista de definir a forma como nós rpgistas interpretamos o jogo quando estamos na mesa. Já há algum tempo eu venho percebendo que é possível e até benéfico usar alguns outros elementos de terrenos específicos para henriquecer os encontros dentro da campanha. No ultimo RPG itinerante, mestrei uma aventura na qual eu pude comprovar que utilizar os elementos de terreno pode ajudar o mestre a contrabalancear os encontros contra ou a favor dos jogadores . Nesta semana vamos falar um pouco sobre Pântanos.

Pântanos

Charcos lodosos, lamaçais fétidos e açudes barrentos, todos esses ambientes podem se encaixar na descrição de um pântano. O surgimento dos pântanos geralmente ocorre em áreas onde o escoamento das águas se torna lento, assim o entulho ocasionado pela massa orgânica além de se decompor, ocasiona mais represamento da vazão da água. Movimentar-se em um terreno do tipo pântano é considerado como movimentação em terreno difícil e em geral o movimento dos personagens fica prejudicado. Isso pode mudar literalmente os rumos de um combate.
Por exemplo: um grupo de 5 Bullywugs e um Sapo Gigante dificilmente seriam um desafio à altura de um grupo de 4 personagens de 5º nível, contudo se utilizarmos os efeitos de terreno podemos tornar este combate muito difícil ou até mesmo mortífero. isso por que criaturas, como os bullywugs e sapos costumam viver nos pantânos e não recebem as penalidades que este terreno impõe. Além do mais há diversos outros perigos que devem ser considerados quando se lida com pântanos. O terreno instável é repleto fossos de lama escondidos que funcionam como areia movediça só que na forma de lama viscosa. Alguns terrenos pantanosos tem sua área tão saturada de matéria orgânica em decomposição que o fedor beira o insuportável e muitas vezes a quantidade gases expelidos torna-se verdadeiramente tóxica para aqueles que passem muito tempo em exposição.
Os terrenos pantanosos são o lar de diversas e estranhas criaturas, abaixo seguem alguns exemplos para serem usados em jogo.

Bullywug
Sapos Gigante
Fogo Fátuo
Hidra
Dragão Negro
Vinha Assassina
Crocodilo Atroz
Zumbis e Esqueletos
Trolls
Enxame de Sangue-sugas

Pantânos são o lar de criaturas surpreendentes...

... e muito bizarras

Fazendo um bom uso dos terrenos pode-se transformar um combate aparentemente fácil e desmotivante em uma batalha surpreendente e memorável, e seus jogadores com certeza não vão esquecer daqueles ridículos Bullywugs que quase dizimaram todo o grupo enquanto mago estava desmaiado por causa dos gases do pântano e o Guerreiro estava afundado até o pescoço na lama pútrida...

2 comentários:

  1. Ótimo post, principalmente pelas imagens (a de abertura é fantástica!). Gostei bastante, vamos ver os próximos...
    Abs

    ResponderExcluir
  2. po tu esqueceu do ranger que praticamente destruiu essas criaturas... :P
    boas dicas! flw!

    ResponderExcluir