segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Retomando o blog
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Balanço do 4º Encontro D30
Estou extremamente atrasado com este balanço uma vez que o evento já ocorreu a quase um mês. Só que realmente tá um pouquinho difícil manter a regularidade de atualizações do blog sozinho. Eu estou no meu último semestre da faculdade e quem já passou por isso sabe como é.
Mas embora as lembraças esfriem um pouco quando deixamos passar muito tempo entre o evento e a postagem do balanço vou tentar colocar as minhas impressões sobre este 4º encontro.
No geral achei o evento ótimo. Tudo correu de forma bem tranquila, as mesas se formaram sem problemas e tivemos um bom número de participoantes tanto de manhã quanto à tarde. A nossa mesa mascote foi completada e a galerinha adorou. Desde já agradecemos a participação dos RPGIstas new school: Gabriel, Otávio e Bernardo (se tiver mais algum que eu não esteja me lembrando é só falar que eu coloco). Esperamos que vocês tenham gostado, pedimos que voltem em todos os próximos encontros e que convidem seus amigos pra jogar da próxima vez. Agradecemos também ao mestre Vítor Alcântara que acolheu os nossos jogadores mascotes e já se prontificou a abrir uma mesa mirim em todos os encontros se houver procura.
Dou destaque para a mesa de Toon - Corrida Maluca da qual por diversas vezes eu escutei boas gargalhadas. Tive a oportunidade de posteriormente pegar a opinião de um dos participantes da mesa (Tássia), e ela que é uma jogadora de RPG que começou a pouco tempo no Hobby, disse ter gostado muito do sistema e demonstrou querer jogar novamente num futuro encontro. Parabéns para o mestre!
Tivemos alguns problemas com relação as mesas de repescagem. A mesa de Darksun infelizmente não pode ser aberta, pedimos desculpas pelo Mestre Eugênio Cavalcanti, contudo ele estava realmente doente e não teve condiçoes de comparecer.
Não tive a oportunidade de acompanhar a mesa de Avatar se alguém teve este privilégio favor comentar nesta postagem.
Eu gostaria de pontuar aqui nesta postagem também a excelente participação de todos os jogadores na minha mesa do novo Tormenta RPG. Eu particularmente gostei muito de mestrar o novo sistema. Achei as regras novas bem mais leves e rápidas. A aventura apesar de difícl foi completada pontualmente no horário previsto embora com uma baixa irremediável (que o elfo mago descance em paz). Dou destaque para a jogadora Bruna, que apesar de iniciante no RPG se mostrou uma grande jogadora e interpretou de forma divertida e extremamente convincente a Goblin Ladina do grupo. O bom roleplay vindo de um iniciante no RPG, contagiou a todos na mesa de jogo e "puxou" a interpretação até mesmo dos jogadores mais tímidos. Agradeço sinceramente a todos pois fazia tempo que eu não jogava numa mesa tão divertida e na qual pude notar mais interpretação do que regras - o que eu particularmente adoro. Viva o roleplay!!!!!
Não poderia deixar de pontuar também a ajuda que recebemos do pessoal old school, que ficou até a noitinha jogando jogos de tabuleiro e no final até uma pequena sessão de Shotgun Diries com o mestre Janary. Esta galera deixou a sua ajuda em dinheiro na caixinha do D30, e este dinheiro será usado nos próximo encontros, seja para melhorar a qualidade destes ou mesmo para comprar algum brinde para sortearmos entre os participantes. Ressaltamos que embora não tenhamos divulgado muito, estaremos sempre com a nossa caixinha nos eventos e aqueles que quiserem colaborar para que os próximos encontros fiquem cada vez melhores, sua ajuda será bem vinda.
Ah!!! não podia deixar da inusitada participação do jogador mirim Gabriel Zaneti, que ficou do começo ao fim do evento e no final ainda jogou Shotgun Diaries com o pessoal mais velho, que parecem ter gostado muito da participação psicótica dele em sua aventura. Quando ele teve que ir embora os marmanjos até ficaram tristes... Isso prova que diferenças de idade não trazem problemas numa mesa de RPG se for bem conduzida.
No mais acho que é isso.
Fica a deixa para os demais membros do D30 complementarem com algo que eu tenha esquecido, e embora tardio não deixem de postar os seus comentários.
PS: Aguardem ainda para esta semana informações sobre o pocket evento que eu estou programando para acontecer em Taguatinga.
FOTOS DO 4º ENCONTRO D30
sábado, 25 de setembro de 2010
Mesas do 4º Encontro D30
Nome da Aventura: Corrida Maluca no Brasil
- Tássia Thomaz
Número de Jogadores: 5 (Mesa Mascote - para jogadores de 08 a 13 anos)
Turno/Horário: 9h00 às 13h00
Sistema: D&D 4E
Nome da Aventura: Sunderpeak Temple (Repescagem - D&D Game Day - Red Box)
Sinopse da Aventura: Por muito tempo um bastião do bem nas bordas do deserto, o Templo do Cume-Quebrado sucumbiu ante uma ameaça desconhecida. Você foi encarregado de viajar para o local do templo e descobrir o que tem acontecido aos seus moradores, assim como aos Clérigos que foram chamados para destruir um item encantado com magia necromântica. Você vai enfrentar os habitantes da escuridão e descobrir a verdade sobre o que ocorreu com o Templo?
- Cássio Costa
(Fechada)
Turno / Horário: 14h30 - 18h00
Sistema: FATE Dresden Files
Cenário: Avatar - A Lenda de Aang
Nome da Aventura: Pequena Revolução
Sinopse da Aventura: O Avatar finalmente retornou e se prepara para enfrentar o senhor do fogo Osai. Mas o mundo é grande e um pequeno grupo de dobradores resolveu fazer a sua parte. Um pequeno grupo, com o apoio da Sociedade da Lótus Branca, começou a realizar ataques em pontos estratégicos do exército da nação de fogo. Qualquer ajuda para dar a melhor chance possível para o Avatar.
Turno / Horário: 16h00 - 18h00
Sistema: Boardgame
Cenário: Last Night on Earth - The Zombie Game
Número de Jogadores: 4
Nome da Aventura: A Noite dos Mortos Vivos
Sinopse da Aventura: Quando a noite começa a cair no sono na cidade rural de Woodinvale, as sombras e neblina trazem mais do que somente calafrios. Um pesadelo vivo surge e a pacata comunidade é invadida por mortos que não querem descansar... Cavando seu caminho até a superfície com uma insaciável fome de carne humana. Agora apenas um punhado de heróis como nenhum outro é deixado para trás, lutando por suas vidas. Numa noite que nunca termina, a única coisa pior do que ser morto... é ser infectado.
Sinopse da Aventura: As legiões de Tapista tomaram grande parte do Reinado recentemente. Contudo uma cidade resistiu mesmo à duras penas. Malpetrim, o maior reduto de heróis de Arton, rechaçou legião após legião do exército dos minotauros com ajuda dos seus incontáveis grupos de heróis. Mas os minotauros não engoliram essa "derrota" e um poderoso item mágico pode fazer pender a balança para um dos lados. Quem conseguirá se apoderar do poderoso artefato?
______________________________________________________________________
terça-feira, 21 de setembro de 2010
4º ENCONTRO D30 DE 2010
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Invasão dos Zumbis - Parte I
Hoje venho pra vocês trazendo a primeira de uma série de artigos sobre Zumbis. Os famigerados carniceiros mortos-vivos. Os fedorentos estão em alta novamente e estamos tendo todo tipo de filmes, seriados e jogos de RPG sobre Zumbis. O artigo de hoje é de autoria do nosso amigo, jornalista e D30: Janary Damacena.
____________________________________________________
Zumbis, zumbis por toda parte!
Você observa a rua por onde passou durante anos, nunca tinha reparado como a vista era agradável. As árvores de copa bem verde lembram o interior, mesmo no centro de uma grande metrópole como esta. A vizinhança sempre calma, foi o que primeiro chamou sua atenção antes de se mudar para cá. Agora é tarde, você mal pode parar um minuto para tomar fôlego: uma horda de seres putrefatos caminha lenta, mas constantemente em sua direção, com o único objetivo de rasgar-lhe a carne e devorar órgãos, assim como fizeram com todos da região. Suas pernas começam a se movimentar o mais rápido que podem, mesmo sem que você pense no que está fazendo. Talvez seja esse o motivo de sua sanidade abalada.
Não adianta se esconder, uma hora eles vão te encontrar. Da mesma forma, não pense apenas em correr, pois as ruas estão completamente tomadas pela infestação de mortos vivos. O que fazer então? Talvez se preparar para resistir durante longos períodos seja o mais conveniente! A cena acima poderia muito bem ser o enredo de filmes, livros, jogos ou mesmo músicas relacionadas ao tema e que há décadas preenchem a prateleira de lojas e armários de fãs. Sempre gostei do gênero, desde que era moleque e assistia aos clássicos de George Romero – quando estes passavam na TV. Mas a partir do final dos anos 1980, o estilo ficou meio abandonado, não que deixaram de ser feitos filmes ou livros, porém a esmagadora maioria mais fazia piada do que tinham a “pretensão de ser sério”. A maior exceção, talvez, foi a franquia Resident Evil que achou eu, deu a virada a partir de 98. Hoje a situação melhorou e temos uma vasta quantidade de material relacionado ao assunto, onde quer que se procure. Mas porque estou falando sobre zumbis? Bem, ultimamente estou me impondo uma overdose de mortos vivos. Tudo graças a um jogo de RPG chamado The Shotgun Diaries, que me foi apresentado pelo amigo Betão. O sistema faz referência a um mundo em que houve o temido apocalipse zumbi e, agora, os sobreviventes precisam se manter em movimento para não serem transformados em ração. O criador do jogo, John Wick, foi feliz em idealizar coisas como o relógio zumbi, os testes de medo ou mesmo a mecânica do sistema que privilegia a interpretação dos sobreviventes ao invés de compilar regras e planilhas. Não existem atributos, ficha de personagens ou longas rolagens de dados, na verdade você não rola dados a não ser três situações: quando os zumbis aparecem, para fazer testes de medo ou para encontrar um santuário – um refúgio momentâneo, onde é possível encontrar suprimentos que podem ser comida, munição, equipamentos para curativos ou qualquer coisa do tipo. Atualmente estou narrando uma curta campanha para três jogadores. Eles estão gostando, mas como todo sistema simplista é necessário algumas pequenas modificações para funcionar corretamente. Bem, não vou entrar nos detalhes do jogo, minha intenção aqui é apresentar uma rápida percepção dele e deixar umas sugestões que podem servir de inspiração para quem quer se aventurar por cenários como este. Aqui vão algumas dicas para quem está começando a adentrar o universo dos zumbis.
Livros:
Você já leu Guia de Sobrevivência aos Zumbis ou Guerra Mundial Z, de Max Brooks? Comece por qualquer um destes e não vai se arrepender! Lovecraft tem um ótimo conto chamado Herbert West: Reanimator, assim como Celular de Stephen King (que possui, ainda, contos diversos).
Filmes:
Todos do diretor George Romero, que praticamente criou o gênero no cinema. A noite dos mortos vivos, O Despertar dos mortos, O Dia dos mortos e Terra dos mortos, são clássicos absolutos! Existem ainda uma infinidade de outros como a refilmagem Madrugada dos mortos (2005), o espanhol REC e sua continuação, o inglês Extermínio, a superprodução americana Eu sou a lenda e o recente Zombieland, que é fantástico!
Games:
Resident Evil e todas as suas continuações são ótima referência do estilo survival. House of the dead é uma versão em primeira pessoa de tiro, mas é divertido matar zumbis no fliperama. Outros que não são exatamente de zumbis, mas ótimos são Parasite Eve e Alone in the dark.
RPG:
Obviamente o The Shotgun Diaries, mas existem outros muito bons como All flesh must be eaten. Não é específico pra isso, mas Call of Cthulhu oferece idéias e regras, assim como Trails of Cthulhu. Até mesmo o novo Mundo das trevas da White Wolf serve.
Música:
Não ria, mas existe uma banda paulista chamada Zumbis do Espaço e eles mandam muito bem num punk rock cantado em português e letras relacionadas. Bandas instrumentais como Nox Arcana e Midnight Syndicate são ótimas, assim como trilhas de jogos como Blood.
HQ:
Walking Dead do Robert Kirkman é insuperável nesse sentido, pare tudo e vá ler! Para rir um pouco tem também Marvel Zombies com os supers da Casa das Ideias. Raise the Dead não existem em português, mas vale a busca. 30 dias de noite é com vampiros, mas o clima é facilmente adaptável para mortos vivos!
A menção honrosa fica por conta do jogo de tabuleiro Last Night on Earth, que o amigo e companheiro do D30, Marcelo Larcher, mostrou e é recheado de clichês que só deixam o jogo mais interessante.
Por Janary Damacena
domingo, 12 de setembro de 2010
Balanço 3º D&D Game Day 2010 - Red Box
Tivemos ainda o sorteio de uma aventura oficial de D&D 4E - The Slaying Stone - cortesia do nosso amigo e D30 Marcello Larcher e um pocket show de música medieval e mediterrânea.